Filtrando acesso a rede por MAC – Server 2003

Uma grande dificuldade que tive foi ter um controle de dispositivos que conectam a minha rede, os usuários espetavam o cabo de rede em seus dipositivos particulares e ja recebiam o IP do servidor DHCP. As versões do Windows Server mais nova ja possuem esta função, mas como utilizo ainda o Windows Server 2003 tive que instalar uma ferramenta para trabalhar em conjunto com o DHCP.

Deixo  o instalador aqui no site para versões 64 e X86 Baixe aqui

Baixe o arquivo .zip escolha a versão adequada para seu server e instale.

Lista de MACs liberados ou negados

Lista de MACs liberados ou negados

Para realizar o controle va no diretório que escolheu no ato da instalação e procure pelo arquivo MacFilterList.txt  que terá a seguinte configuração:

MAC_ACTION = {ALLOW}
#Lista  MAC Addresses:
#
38607760FBD7     # CPD01
000d0c4a6723     #lab-server2

A primeira linha é a ação de controle ou libera o acesso ou nega o acesso, eu preferi usar aqui a lista para os liberados então o Action é Allow, se vcs quiserem utilizar a lista para MAC que desejam manter sem acesso é so usar a ação para Deny.

Abaixo vc insere o MAC do dispositivo em as separações por “:”  e para complementar a identificação logo na frente do MAC eu deixo o nome da máquina ou setor a qual ela representa.

Lembre-se que ao inserir um novo MAC ou deletar um MAC da lista vc tem que reiniciar o serviço: services.msc e procure pelo Servidor DHCP para reiniciar o serviço

Reiniciando o serviço do DHCP

Reiniciando o serviço do DHCP

Bom é isso ae uma ferramenta simples que ajuda muito no controle de liberação de IP.

 

Grande abraço

8 Comments

  1. Luiz

    Boa tarde amigo! Gostaria que me ajudasse em uma dúvida que tenho, isso que mostraste é no Windows Server 2003, Como seria no 2008 R2? Pois já fui na opção filtro do IPV4(propriedades), mas o micro que desejo bloquear continua tendo acesso à internet. Se puderes ajudar te agradeço muito.

    Reply ↓
  2. Fernando Oliveira (Post author)

    Boa noite Luiz!
    obrigado pelo acesso no site e desculpe a demora em responder.
    Vamos lá!
    Este artigo montei com base no 2003 Server já que ele não tem nativamente estes bloqueios no servidor de DHCP, no 2008 eu apenas vi a função em curso.
    Mas a idéia é ajudar, me diga uma coisa máquina que precisa realizar o bloqueio, ela conseguiu pegar o IP disposto em sua range no DHCP?
    Me passa o passo a passo de sua tentativa em bloquear a máquina.

    abçs

    Reply ↓
  3. Alexandro Tadeu

    Fernando boa tarde vi seu post e estou em dúvia quando a necessidade de reiniciar toda vez o serviço dhcp da minha rede… Este tipo de procedimento pode danificar o serviço na rede?

    Reply ↓
  4. Fernando Oliveira (Post author)

    Bom dia Alexandro tudo jóia?
    obrigado pela visita no blog.

    Infelizmente fiz alguns testes e sem reinicializar o serviço ele não atualiza a lista dos MAC, acredito ser por causa do comando MAC_ACTION = {ALLOW} que fica na primeira linha do arquivo que ele faz a verificação.
    Eu tenho usado a mais de um ano aqui e ainda não tive problema com o Serviço DHCP, então acredito que vc não terá problemas também.

    gde abç

    Reply ↓
  5. Cristiano Santos

    Bom dia amigo, parabéns pelo posto, bom gostaria de saber se há algum bloqueio para ip estatico(fixo), pois no server 2008 r2 estou com o seguinte problema: ativo o filtro mac coloco todos os macs que tem permissão para acessar, e só conecta pelo dhcp aqueles que estão cadastrados, até aí tudo bem, mas se eu colocar o ip fixo da rede em alguma máquina ela vai acessar normalmente mesmo sem o mac está na lista, gostaria de saber se tem alguma maneira de bloquear qualquer maquina tanto por dhcp quanto por ip fixo através do filtro mac. Desde já agradeço.

    Reply ↓
  6. Fernando Oliveira (Post author)

    Bom dia Cristiano, desculpe a demora, e obrigado pela visita no blog.

    Assim como vc esta com o 2008, vc pode implementar o NAP, ai teria mais uma série de critério para as maquinas obterem acesso, e nas máquinas linux vc implementa um script para proibir o acesso ao conf do networking.

    Mas no meu caso que é 2003 fiquei com este buraco, eu sempre monitorava a rede, para ver os ips duplicados. mas sem muita solução preventiva para este caso.

    gde abç

    Reply ↓
  7. Flavio Alves

    Gostaria de saber como faço para implantar compartilhamento de arquivos com restrições por IP.

    Reply ↓
  8. Fernando Oliveira (Post author)

    Boa tarde Flávio, tudo bem?

    Flávio qual é o S.O. do seu servidor de arquivos ?
    qual é o seu cenário que pretende implantar esta regra?

    gde abçs

    Reply ↓

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *